Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tudo mais tranquilo...mas nem tanto!!

Primeiro, gostaria de agradecer os comentários e suporte de todos. Fiquei muito emocionada com as palavras de todos. Obrigada!!
Bom, para explicar melhor a chegada dos pedidos de exames médicos.... Recebi um e-mail na segunda-feira do escritório que nos dá acessoria nos parabenizando sobre os nossos pedidos que haviam chegado. Mas como nosso endereço para correspondência é do advogado (ligado à acessoria) lá no Canada, então o nosso envelopinho foi enviado para lá....rsrs
Mas já estão a caminho via FEDEX...rsrs
A sensação de receber a noticia é inexplicável....ficamos anestesiados....acho que ainda estamos...
Mais ou menos do tipo....e agora?? é sério daqui dois meses podemos estar lá???
E ai começa a lista de coisas para correr atras...aquela lista que voce deixa para depois porque ainda está muito longe...sabe? Então agora esta muito perto...
Nós queremos ir embora assim que o visto sair. Mas também queremos ir contudo planejado, para não ficarmos como barata tonta atras de apartamento, moveis, carro ... essas coisas. Apesar de já termos morado lá e sabermos o que queremos, deixar tudo acertado daqui do Brasil é dificil ...
Mas, só posso dizer que está tudo ótimo...estamos adorando esta etapa.
Amanhã vou agendar o médico, provavelmente para semana que vem... depois do Carnaval.... Vamos dar esse tempinho pois eu estou tomando antibiotico por conta de uma baita gripe.... e não quero que dê nada errado com os exames...rsrs

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Finalmente o Pedido de Exames!!!!

ELES CHEGARAM!!!!!!
Nem consigo expressar o que estou sentindo!!!!
Depois de todo esse tempo e de tudo que passamos nem dá pra acreditar. Acho que não caiu a ficha ainda!!!
Resumindo estamos muito felizes!!!
Só queria dividir esse momento com voces!!
Depois eu volto pra contar mais!
Obrigada a todos pelo apoio!
Beijos
Cibele

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Dicas do Ielts...ou melhor experiências...

Recebi um e-mail esta semana de uma futura imigrante como nós... Ela me pedia algumas dicas sobre a bendita prova... A principio fiquei preocupada em dar alguma informação que atrapalhasse seu estudo ao invés de ajudar, afinal de contas cada um é cada um... Mas no final resolvi passar nao dicas, (porque quem sou eu para dar dicas de Ielts...rsrs) mas experiencias que vivi nos quatro testes que fiz...
E como vi que muita gente recebeu os pedidos dos documentos essa semana resolvi repartir minhas experiencias com todos voces e quem sabe ajudar quem esta angustiado com os estudos da prova...
Nossa acho que esse post vai ficar super longo...rsrs
Gostaria de deixar bem claro que tudo o que contarei aqui funcionou comigo, são experiencias pessoais!
Bom, de tudo o que aprendi, o que realmente foi relevante para as minhas notas foi passado por uma examinadora do Ielts que tambem dá aula preparatoria. Ela esta na lista de professores no British Council e para quem estiver interessado eu posso passar o contato por e-mail.
Porque nao se trata de um simples teste de ingles, no fundo ele exige algumas formas no speaking e writing que simplesmente nao é mencionado nos livros e nem em nenhuma escola que dá o preparativo. Eu fiz aulas na St. Giles e um amigo fez na Target e eles nunca nos deram as "dicas" como a examinadora nos deu.
Ai vão algumas "dicas" que funcionaram para mim:
Reading - Ler o texto primeiro bem rapidinho....sublinhando TODAS as datas, nomes, lugares, e informacoes relevantes. Sublinhava tambem supostas pegadinhas como " as pequisas sugerem" porque geralmente no teste de verdadeiro ou falso vai estar " as pesquisas afirmam" e ai a gente poe verdadeiro e danca....rsrsrs
Fazia tambem os textos do Academic, porque sao poucos os materiais para General.
Sempre marcava o tempo e tentava deixar uns cinco minutos para revisar as questoes em duvida.
Listening- Naqueles minutos que o teste dá para voce ler as questoes antes de responder, eu costumava fazer o mesmo que no Reading, grifava o ponto chave da questao, para saber que tipo de resposta precisava ouvir.
O que eu errasse, eu voltava a fita ate eu "escutar" a palavra correta (tecnica da examinadora)
Baixava muito podcats britanicos e ficava ouvindo. So lia as noticias internacionais pelos jornais do Canada e BBC pois eles usam muito o vocabulario da prova.
Writing: Esse era o pior pra mim... O que me ajudou muito foi um conselho da examinadora, de fazer um script fixo para todos os essays, letters e tambem naqueles 2 min de speaking (se quizerem posso enviar por e-mail). Isso ajuda a nao perder tempo pensando em como comecar a escrever. Tambem é importante manter a estrutura do essay - Introducao, Defesa dos Prós, Contras e Conclusao.
Usar sempre linking words!!(ou conectors). Isso conta muito! No caso da carta, manter sempre linguagem formal quando a carta pedir e mesmo quando for informal, ainda assim manter um pouco de formalidade como "I would like". Manter o tom cordial é avaliado.
Tambem marcava o tempo, tentava fazer o essay em 35 minutos e corigir em 5 e depois fazia a carta em 15 ou 18 para sobrar tempo para corrigir tambem.
Speaking - Tambem abusar das linking words, principalmente na parte dos 2 min. Para esse caso tambem ja tinha um script, porque a examinadora me explicou que nao é só falar sobre um topico, o que eles querem ouvir é mais ou menos o que fazemos no essay, ou seja, introducao, pros, contras e conclusao. Com um script pronto na cabeca qualquer topico que o examinador der na hora fica mais facil de desenvolver.
Para ajudar na fluencia eu pegava aqueles scripts do Listening, e enquanto eu lia e ouvia tentava falar junto, na mesma velocidade... me sentia meio besta...rsrs... mas no fundo ajudou.
Ah, tem esse link aqui no blog que tem varios livros do Cambridge para baixar free, é um site russo. (eu acho...)
Mas na minha opiniao, o mais importante de tudo é nao ficar nervoso ....rsrs impossivel ne??? Ah, tambem procure um lugar legal para fazer a prova. Aqui em São Paulo eu gostei de fazer na Faap, porque a carteira tem um tamanho razoavel (ajuda na hora de virar as folhas, principalmente no reading) e o som do Listening tambem estava alto e claro.
Esse teste é estressante...
Espero que post seja útil e ajude o pessoal que está estudando!
Para nós, mas uma semana de espera vem por aí... ai esses pedidos de exames vão acabar com o meu coração...
Boa semana a todos!